Quer trabalhar com Twitter ou Facebook? Conheça a rotina de um Embaixador das Mídias Sociais
Você pensa em ser um Embaixador das Mídias Sociais? A rotina desse profissional envolve muitos posts, tweets, emails, Google Analytics e reuniões pelo Skype. A rotina de quem deseja representar uma marca no ambiente digital é mais intensa do que imaginamos. Engana-se quem pensa que basta intimidade com essas ferramentas para se dar bem. É preciso dedicação.
O site Brand Flakes for Breakfast publicou um infográfico elaborado pela SocialCast que conta como é um dia típico de um Gestor de Mídias Sociais.
Segundo o site, a maioria dos embaixadores das mídias sociais nos Estados Unidos é do sexo feminino com quatro anos de experiência na área. Entre as aptidões necessárias para ter sucesso nessa (nova) profissão estão pensar "fora da caixa", ter propósitos e ser uma pessoa influente, atenta e adaptável.
Confira o dia-a-dia de um Embaixador das Mídias Sociais:
Checar, checar e checar...
As mídias sociais nunca dormem. Portanto, ao acordar cheque imediatamente os e-mails recebidos durante suas cinco horas de sono.
Faça varredura
Procure por artigos interessantes, posts em blogs e vídeos para compartilhar nos feeds de notícias (RSS).
Tuitar e Retuitar
Escreva tweets interessantes e procure retuitar outros links relevantes para manter o fluxo de ideias. Programe tweets para os momentos em que você estiver off-line almoçando ou a caminho de casa.
Publique
É preciso sempre publicar coisas no blog ou mesmo atualizar a timeline da rede social usando informações que façam referência às notícias mais recentes. Compartilhe o material publicado com amigos e colegas de trabalho.
Acompanhe
Faça acompanhamento com suas equipes para saber se elas estão entregando (mesmo) o que foi prometido aos clientes.
Responda tudo
Esteja preparado para responder adequadamente mensagens e comentários de (todos) os usuários. Fique ligado nas mensagens para identificar referências positivas e negativas com relação às marcas de produtos e serviços.
Almoce com os colegas
Almoce com outros gerenciadores de mídias sociais para discutir as últimas novidades e tendências no mundo das redes.
Grave e faça upload
Faça vídeos improvisados com o diretor executivo, gerentes de departamento e colegas de trabalho. Coloque todos no YouTube.
Sem preguiça para escrever
Escreva todos os dias um novo post em seu blog.
Use bem o Skype
Participe de conferências e bate-papo via Skype sobre blogs e twitter corporativo. Fique antenado nos eventos.
Comentários