Pessoas ricas são mais gananciosas e propensas a trair, diz estudo


Uma série de estudos sobre comportamento antiético entre as classes sociais apresentou um veredicto nada feliz para os escalões mais altos da sociedade. Os pesquisadores descobriram que pessoas mais ricas se comportam de forma constantemente pior do que indivíduos em situações sociais diferentes.


Os comportamentos apresentados pelos ricos foram: grande tendência para mentir, trapacear, pegar coisas que seriam de outras pessoas, fechar outros motoristas no trânsito, não dar passagem para pedestres ou em cruzamentos e, ainda, reforçar o comportamento anti-ético em outras pessoas.

A pesquisa, realizada na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos, obteve esse resultado após observar secretamente o comportamento de diferentes indivíduos em uma série de estudos feitos em laboratório.

Ao descrever seu trabalho, Paul Piff, psicólogo social e responsável pelo estudo, diz que o interesse próprio pode ser "o motivo fundamental entre as sociedades de elite" que levaria a esse comportamento. Os pesquisadores dizem que o egoísmo poderia ser uma "norma cultura compartilhada" entre essas pessoas.

Os cientistas também encontraram forte ligação entre o status social e a ganância ou avareza, o que poderia exacerbar ainda mais o abismo entre os ricos e pobres.

O estudo se apóia em pesquisas anteriores que sugerem que as elites se preocupam menos com os outros, são ruins em perceber as emoções de outras pessoas e menos altruístas que indivíduos em classes sociais mais baixas. Os autores concluem que, "pessoas de classes sociais mais altas ou baixas não diferem, necessariamente, em suas capacidade de ter comportamentos antiéticos, mas os ricos estão mais propensos a tê-los".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua empresa tem site?

Vantagens em fazer site com a Carlosites Networks

Um exemplo de modelo de negócios extremamente inovador