A diferença entre preço alto e preço justo

Puxa, mas é caro, não? Ao orçar o trabalho de um profissional de comunicação, a pequena empresa tende a considerar caro o serviço e chega a pensar em contratar um improviso.
Você, como cliente de serviços comunicação, já se perguntou por que aquele cara cobrou tão caro pelo site que você quer encomendar?
Pedi uma logomarca e ele me cobra uma fortuna! Meu vizinho, sobrinho ou amigo faz mais barato ou até de graça.


Para você que está pagando, qualquer valor colocado em um serviço será caro. Sabe por que?


Por três motivos.
1. É você quem está pagando, sai do seu bolso e você sempre vai querer o mais barato possível.
2. Aquele primo, vizinho, parente está sempre à disposição por um precinho bem inferior ao que é cobrado, então porque não recorrer a ele?
3. Está intrínseco que a comunicação para grande parte das pessoas e algo supérfluo, que se faz quando se está com dinheiro sobrando.


Agora pense pense comigo.
Qual a sua reação quando alguém coloca o valor do seu produto abaixo do que você considera realmente importante e justo receber?
Exemplo prático: você vai a uma concessionária para trocar seu carro cujo valor de mercado atual é R$ 20,000 e querem te pagar só R$ 10,000. Você sai dela lá indignado, não é?
Você sabe bem quanto vale o seu carro e não o venderá por menos.
Se é assim, por que você se coloca como a concessionária e age da mesma forma em relação ao profissional da comunicação?
Se você procura o profissional, sabe que ele tem completo domínio do que irá produzir. Ele passou alguns anos na faculdade aprendendo a gerir seu orçamento, estudando sobre resultados para o seu empreendimento, investiu altíssimos valores para te atender, até especialização o profissional da comunicação procura fazer para lhe dar todo suporte para você chegar e simplesmente falar que seu vizinho também faz?
Realmente qualquer “micreiro” que fuça nas ferramentas de produção desenha e monta um layout. Mas ele sabe o que está fazendo? Será que ele planejou como atingir o seu público alvo e consequentemente trazer resultados e retorno do valor financeiro investido? O vizinho não pensará nisso, mas sim só em receber o pagamento.


Sendo mais didático, o profissional de comunicação e especializado vai seguir os seguintes passos, antes de passar um orçamento após uma entrevista.


1. Estudar e planejar todos os detalhes de seu empreendimento desde o público alvo, perfil até a melhor cor a ser aplicada.
2. Planejar o melhor meio de divulgação da sua marca, obrigatoriamente gerando demanda.
3. E o principal: vai pensar em fidelizar e criar uma parceria!
E é possível existir alguma parceria em que somente um lado ganhe? Fidelizar um cliente cobrando valores que não compensam? Claro que não!
Não faço apologia de altos preços, mas de preços justos! Pense nisso!


Por Juliano Alvarenga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens em fazer site com a Carlosites Networks

Sua empresa tem site?

Um exemplo de modelo de negócios extremamente inovador