Consumo de cerveja no Brasil


O perfil sensorial da cerveja no Brasil tem sido gradualmente modificado. O resultado é uma cerveja mais leve e mais refrescante, menos encorpada, menos amarga e com menor teor alcoólico. Essa medida foi adotada como tendência pelas principais cervejarias no Brasil, fazendo uma combinaçao entre o perfil de cerveja europeu e americano.  
A idéia do 'padrão de cerveja' deve ser mantida uma vez que esse perfil representa 94% do mercado nacional. A variação no consumo de cervejas standard e premium em diferentes regiões do país refletem aspectos de renda disponível, distribuição e informação. 
Geralmente, cervejas premium sao mais consumidas nas regiões Sul e Sudeste. Já a cerveja em barril (dito popularmente chope), tem 50% do consumo concentrado nessas duas regiões devido à distribuiçao e aos investimentos nos pontos de venda. 
É previsto que as cervejas especiais no Brasil tendam a uma taxa de crescimento mais alta se comparada às taxas previstas para o mercado geral (em 2007, cervejas especiais cresceram 12% enquanto cervejas em geral, 6,7%). 
Algumas cervejarias já promovem planos de marketing relacionados à sofisticação do consumo de cerveja. Basicamente o foco é a promoção da cultura cervejeira e a apresentação de diferentes estilos com a finalidade de atrair novos nichos de mercado.

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