O Google está a experimentar uma funcionalidade que mostra emails do Gmail ao lado dos outros resultados das pesquisas no motor de busca.


Os interessados têm de aderir à experiência para poderem passar a ver, numa coluna no lado direito da página de resultados, contactos e mensagens de email que sejam relevantes para cada pesquisa feita. Em alguns casos, o Google extrairá da informação dos emails informação que sirva de resposta à pesquisa feita: por exemplo, os dados de um vôo ou de uma marcação de mesa num restaurante.
A empresa avisa que a experiência está limitada à versão em inglês do motor de busca e que tem uma “capacidade limitada” para aceitar utilizadores: apenas um milhão de utilizadores do Gmail serão inscritos.
Ao optar por fazer primeiro um teste limitado, o Google decidiu avançar com cautela para uma funcionalidade que poderá causar preocupações de privacidade. Quando decidiu, em Janeiro, mostrar conteúdos pessoais da rede Google+, incluindo informação privada, nas páginas de resultados pesquisa, a empresa foi alvo de críticas (a funcionalidade pode ser desligada).
O Google tem-se esforçado por incluir a informação dos utilizadores nos resultados das pesquisas, em parte como resposta às redes sociais – particularmente o Facebook – onde muitas pessoas optam por colocar aos círculos de amigos e conhecidos questões que antes colocavam aos algoritmos do motor de busca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens em fazer site com a Carlosites Networks

Sua empresa tem site?

Um exemplo de modelo de negócios extremamente inovador