O fator cintura: Andressa Cachoeira Mendonça


A Miss America representava os mais elevados ideiais. Era a combinação de beleza, graça, inteligência e refinamento. O modelo que a garota americana fazia bem em copiar.
Já faz um bom tempo que mulheres passaram a ser admiradas por outros predicados, mas algo parece não mudar: a equação 90-60-90.
Uma conta imprecisa, mas são os valores de referência, as grandezas de proporção, não tão rígidas -- apesar da lenda de que Martha Rocha teria perdido o Miss Universo em 1954 por cinco centímetros.
Quando uma determinada moça passa na rua, o que desperta a atenção do heterossexual masculino é o instinto. Ele não sabe explicar. Mas o que explica o instinto é o índice 0,7.
Se você divide os 60 de cintura pelo 90 de quadril (padrão Miss America) tem o coeficiente 0,66. O da Juliana Paes(89-69-99) é 0,69 e a Cléo Pires 83-63-90) é uma legítima 0,7. 

Ou para citar um trecho da reportagem dos colegas Alexandre Versignassi e Nina Weingrill em Superinteressante:
"O instinto dos homens sabe disso, então eles ficam excitados só de ver uma proporção assim. E aí vale aquela regra da simetria: a cabeça extrapola isso e entende que “quanto mais fina a cintura e maior o quadril, melhor”.
Pesquisas mostram que os homens gostam mais das que têm uma proporção de 70% ou menos. Faz sentido: os 90-60-90 (90 cm de busto, 60 cm de cintura e 90 cm de quadril) que os concursos de misses consideram como ideal de beleza representam 66%. A Mulher Melancia, capa da Playboy mais vendida no ano, tem 64% (75 x 119 cm). 

O psicólogo Devendra Singh, da Universidade do Texas, mediu 286 esculturas antigas de mulheres, vindas da Ásia, da África e da Europa, e viu que a proporção entre cintura e quadril nas obras ficava nessa faixa."
O que explica, em parte, o fato de Andressa Cachoeira Mendonça ter se transformado numa espécie de fetiche nacional é o índice 0,7. As outras partes, bem, você conhece muito bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrões do telemarketing descumprem direitos

10 dicas para escolher o melhor local para abrir o seu negócio

2 lições de planejamento que aprendi com Garrincha