Introdução ao Responsive Web Design

Você já deve ter ouvido falar sobre Responsive Web Design. Você pode ler sobre isso aqui.
Até pouco tempo atrás tínhamos praticamente apenas um meio de acessar a internet, que era pelo desktop. Podíamos acessar mal e porcamente a internet pelos celulares ou por outros aparelhos ligados a televisão etc, mas nenhum destes meios nos permitia acessar a internet com a facilidade que tínhamos quando utilizávamos um desktop.
Hoje o cenário é totalmente diferente. Os smartphones tomaram conta. Até mesmo os celulares mais simples dispõem de browsers altamente eficazes e se não há algum browser instalado, o usuário pode facilmente baixar o Opera Mobile. Há também as Tablets, que demoraram para aparecer, mas agora trazem flexibilidade para usuários que querem algo mais prático que um notebook e mais confortável que um smartphone. Não vai demorar muito para aparecer outros aparelhos diferentes ou que você acesse sem restrições a internet pela sua TV.

Quando não restringimos os cenários a aparelhos temos um horizonte muito maior e mais frutífero. Entenda que a informação publicada na web pode e é totalmente reutilizada a qualquer momento. O Google faz isso com seu robô todos os dias, a todo momento. O robô do Google ou o de qualquer outro sistema de busca é um meio de acesso. O leitor de tela do usuário deficiente visual também é um meio de acesso. O leitor de RSS utilizado pelo seu celular, por mais simples que seja, é um meio de acesso. Podemos dizer então que qualquer dispositivo que o usuário utilize para consumir informação na web é um meio de acesso. Esse “qualquer coisa” pode ser um robô ou um sistema manipulado pelos visitantes de seu site.

O que é Responsive Web Design
Responsive Web Design é acima de tudo um conceito. Nós nos responsabilizamos a apresentar a informação de forma acessível e confortável para diversos meios de acesso. Muitos websites restringem o conceito a aparelhos com telas de diversos tamanhos, mas o conceito é muito mais abrangente.

Mesmo assim irei restringir os primeiros exemplos a dispositivos que tenham telas e que estão mais presentes atualmente. Não irei me estender muito a meios de acesso como leitores de tela, robôs de busca ou outros dispositivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens em fazer site com a Carlosites Networks

Sua empresa tem site?

Um exemplo de modelo de negócios extremamente inovador