10 Exercícios para ter ideias criativas

Foi Albert Einstein quem disse uma vez que “criatividade é inteligência, divertindo-se”. E quem somos nós para duvidar de uma das mentes mais imaginativas da humanidade, não é mesmo?

Perceba que ele usou o termo “inteligência”. Uma característica que pode ser adquirida e desenvolvida. Pois é, a criatividade não é um dom, um presente divino. Ela pode e deve ser estimulada.


Músicos, escritores, desenhistas… Muitas vezes a natureza criativa é atribuída a profissionais do meio artístico. Mas a verdade é que no mundo dos negócios, qualquer pessoa que deseje se destacar precisa utilizar a imaginação.


Pense nas soluções de embalagens criadas por Steve Jobs. Ou nas funcionalidades desenvolvidas por Mark Zuckerberg. Até mesmo processos, gestão de pessoas e logística são impactados regularmente pelas novas ideias.


Neste artigo você aprenderá 17 técnicas para estimular a criatividade. Continue a leitura e descubra, de uma vez por todas, como ter ideias criativas e revolucionar a sua área, seja qual o for o setor no qual você atua! 


1. Saia da rotina
Nos dias de hoje, a maioria das pessoas possui uma rotina repetitiva. Vai ao trabalho, busca as crianças na escola, assiste ao jornal e dorme (ou algo parecido). No dia seguinte, o ciclo se repete. Mas e se você alterasse pequenos elementos do dia a dia? Um pequeno desvio de caminho, um programa diferente, uma mudança no cardápio.

Assim surgiu, por exemplo, o best seller Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. Sua grande inspiração ocorreu em uma viagem que, a propósito, ele não queria fazer.


2. Leia muito

Hoje somos rodeados por uma imensidão de conteúdos audiovisuais. Vídeos, séries, filmes, podcasts, programas de rádio… Apesar disso, a leitura continua sendo o melhor exercício para a criatividade. Afinal, sem o auxílio dos olhos, só nos resta a imaginação invisível. E isso é, sem dúvidas, um grande estímulo.

Neil Young, grande músico canadense, levava em suas viagens um exemplar do aclamado romance As Brumas de Avalon. Segundo ele, o livro o ajudou a entender o real sentido da vida, tema retratado em diversas de suas canções.


3. Observe o mundo

Em meio ao caos cotidiano, muitas vezes nos esquecemos de observar o que o mundo oferece. Ficamos presos em telas de computadores e smartphones e perdemos a oportunidade de criar novas ideias.

Reparar em pequenas coisas é uma ótima fórmula para estimular a criatividade. Foi o caso de George Orwell, que observou menino passando em uma carroça e pensou: “E se os animais descobrissem a força que têm?”. Dessa premissa, surgiu nada menos que A Revolução dos Bichos, um clássico da literatura


4. Concentre-se na resolução dos problemas

Você já parou para pensar no que o incomoda? Não apenas no trabalho, mas em casa, nas relações sociais, em qualquer circunstância. Pensar em soluções para essas questões é um ótimo exercício para exercitar a criatividade.

Foi assim que um jovem camelô que trabalhava em uma balsa identificou que o trajeto era demasiadamente silencioso. Então, ele sugeriu a inclusão de auto-falantes para entreter as pessoas que nela navegavam. Mais tarde, Silvio Santos tornaria-se o dono de um dos maiores canais de comunicação do Brasil, o SBT.


5. Conte histórias

Criar histórias, das mais críveis às fantásticas, é um dos melhores métodos para desenvolver a capacidade imaginativa.

Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, criou a história em sua mente para contá-la aos filhos. Mais tarde, o livro se tornaria um fenômeno de audiência, sendo um dos mais lidos da história da humanidade.


6. Relembre o passado

Recordar é viver. Muitas vezes, tudo que a nossa mente precisa é retornar para o passado para ter novas ideias. Fotos antigas, bate-papo com velhos amigos e retornar a localidades que geram nostalgia pode ser uma ótima ideia.

Washington Irving, por exemplo, teve a ideia do conto Rip van Winkle depois de conversar sobre histórias do passado com seu cunhado. Justamente em uma época em que ele sofria de bloqueio criativo.


7. Reflita

O silêncio pode ser o melhor amigo da criatividade. Isso porque pode representar um diálogo consigo mesmo. Quando foi a última vez que você deixou de lado os problemas do cotidiano e ouviu a sua própria voz?

Por algum motivo que somente a psicologia explica, grandes gênios precisam da solidão. Steve Wozniak, por exemplo, inventou o primeiro computador da Apple no cubículo onde trabalhava na Hewlett-Packard.


8. Questione

Esqueça tudo que você aprendeu e comece a se perguntar: “por quê?”. Você foi criado em um mundo com significados que foram pré-moldados por outras pessoas. Mas e se elas estiverem erradas?

Quando Galileu Galilei sugeriu que a Terra não era o centro do universo, mas orbitava o Sol, acabou sendo condenado pela igreja. Mas hoje as coisas não são tão complicadas assim. Então, desafie as verdades que lhe foram contadas e não tenha medo de expô-las.


9. Brinque

Grandes ideias também são oriundas de brincadeiras. E não é por menos. Quando você se diverte, consegue explorar o máximo potencial, já que a sua energia é utilizada com fluidez.

Assim o garoto Doc Ball desmontou os patins da irmã e criou o primeiro skate. Brincando, ele acabou desenvolvendo o alicerce para um dos mais populares esportes radicais do mundo na atualidade.


10. Pratique a pirâmide inversa

As ideias não surgem a partir de um simples “Eureka!”. Isso quer dizer que é preciso um ponto de partida. Um bom método para desenvolver a criatividade é começar pelo lado oposto, partindo do resultado final e pensando nos processos que levaram à sua criação.

Às vezes, uma mudança simples pode mudar tudo. Assim foi inventado o picolé. Veja bem: Frank Epperson olhou para o produto pronto, que era o suco. E pensou: “E se em vez apenas resfriá-lo, eu o congelasse?”. O resultado do experimento todos nós aproveitamos até hoje nas tardes de domingo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens em fazer site com a Carlosites Networks

Sua empresa tem site?

Um exemplo de modelo de negócios extremamente inovador