Livros lideram vendas pela web no Brasil

SÃO PAULO – O primeiro lugar parece imbatível: livros e assinaturas de revistas e jornais continuam sendo os artigos mais comprados pelos brasileiros via internet, de acordo com os dados apresentados hoje na 21ª edição da pesquisa WebShoppers, da consultoria e-bit.
A pesquisa aponta que, em todo o ano de 2009, a categoria “em papel” correspondeu a 20% de todas as vendas do setor, distanciando-se ainda mais da segunda colocação pertencente a “Saúde, Beleza e Medicamentos”, que obteve market share de 13%.
Como grande novidade da pesquisa está o terceiro lugar recém-adquirido pelo setor de “Eletrodomésticos”, que saltou de 6% para 11% do total de compras em apenas um ano.
Um dos fatores primordiais para o aumento das vendas desses produtos na web foi a redução do IPI a partir de abril do ano passado, que reduziu os custos para o consumidor final e contribuiu para trazer a classe de menor renda para o posto de compradora.
“A entrada do público de baixa renda devido a promoções, parcelamento em mais de 12 vezes sem juros e frete grátis fez crescer muitas áreas que não eram tão acionadas ano passado”, diz Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.
De acordo com a consultoria, no Dia das Mães, por exemplo, os eletrodomésticos representaram 14% de todas as mercadorias comercializadas pela internet, impulsionando um crescimento nominal de 15% na data comemorativa em relação a 2008.
Os produtos de “Informática”, por sua vez, ocuparam a quarta posição de artigos mais vendidos pela internet com market share de 9%, seguido por “Eletrônicos”, que alcançou 6%. Para chegar aos números, a e-bit coletou mensalmente 150 mil questionários em lojas virtuais, totalizando, ao longo do ano, 8 milhões de pesquisas individuais. A pesquisa não inclui o comércio de passagens aéreas, de carros e de leiloes virtuais.

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