Quando o cliente não sabe explicar direito

Ao iniciar novos projetos com o cliente, pergunte bastante. Uma reunião ou um briefing básico por e-mail não são suficientes para criar um novo produto.
Quando um cliente chega pra você com uma necessidade ou uma nova ideia para um projeto, muito provavelmente ele não saberá direito o que quer. Na verdade, ele pode até saber o que quer, mas não conseguirá te explicar. O que fazer, então? As perguntas certas, claro!
Muitos profissionais acabam encontrando problemas durante a realização de projetos justamente pela falta de planejamento e pela falta de comunicação com o cliente e, em alguns casos, com os outros envolvidos nos projetos.
Afinal, alguém acha que é possível criar algo que seja bom e atenda aos objetivos se for feito individualmente e sem questionar, nesse caso, quem solicitou esse hipotético novo produto?
Pode ser perigoso para seus projetos pensar que uma reunião ou um briefing básico enviado por e-mail podem ser tudo que se precisa para criar um novo produto. Com certeza esse não é nem o começo da história. Conversas com os clientes, patrocinadores e, por que não, com quem virá a ser usuário desse produto lhe dirão muito mais do que você imagina.
Quando você conversa com os envolvidos sobre determinado produto/projeto, consegue extrair ao máximo aquilo que eles desejam ou imaginam que seja ideal ou necessário. Mais ainda, em alguns casos pode ser que o cliente perceba, durante uma conversa ou outra, que alguns conceitos imaginados para aquele novo produto estavam na verdade errados e que talvez fosse preciso pensar naquilo sob outro ponto de vista.

Saber o que perguntar irá definir o futuro de seus projetos. Pense nisso.
Por Ademir Novaes Jr [Webinsider]

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