10 dicas de como criar uma mini série de vídeos para a web 2.0

Nos dias de hoje é fundamental oferecer diferentes conteúdos em diferentes plataformas de mídia. Aqui vão 10 dicas para quem quer começar a produzir vídeos (empresa, site ou blog) para o universo 2.0.
A mídia social, de um modo geral, está se tornando em uma plataforma cada vez mais simples para interagir com pessoas e empresas de todo o planeta. Porém muitas vezes é difícil dar um toque mais pessoal nessas novas ferramentas. Um avatar do Twitter, por exemplo, não diz muita coisa sobre seu real dono.


Uma das saídas para se criar laços mais coloquiais para seu site, empresa ou blog, é produzir uma série de vídeos para a internet. Você pode criar um conteúdo que prenda seu público, com o intuito que assistam os próximos capítulos.
Confira 10 dicas de como fazer uma mini série de vídeos para a web:
1. Estabeleça um tema: sua mini série deve ter por base um tema que interesse seu público-alvo. Esse tema pode abordar desde como criar temas, até comentários sobre tecnologia ou política. O que vale é que o assunto seja bem delineado e que tenha a ver com o seu mercado.
2. Estabeleça uma periodicidade: mostre desde o início com qual frequência você irá criar e publicar seus vídeos. Isso demonstra compromisso com seu público, já que sua empresa se submete a postar diariamente, semanalmente ou quinzenalmente o conteúdo proposto. Não crie intervalos muito longos, pois isso facilita que o vídeo caia no esquecimento. Na internet tudo surge muito rápido, mas tudo é esquecido com uma rapidez maior ainda.
3. Crie um cronograma: deixe em sua página quais temas já foram abordados e quais ainda serão abordados nos capítulos que logo serão exibidos. Isso cria uma certa gama de interesse, pois o público já estará munido do assunto que será debatido.
4. Crie uma identidade: ícones sonoros podem ser inseridos para que facilite a vida do usuário na hora de identificar qual vídeo ele está assistindo. Logos e mensagens também devem ser inseridas, mas muito cuidado para não transformar seu vídeo em um uniforme de fórmula 1, totalmente poluído e sem contexto algum.
5. Crie uma área específica para os vídeos: deixe uma seção somente para os vídeos, com informações, links, comentários, bastidores e tudo mais que interesse ao seu público. Deixe essa seção visível na página principal, para que o usuário não perca muito tempo até encontrar a área em que os vídeos são postados.
6. Seu primeiro vídeo é sempre o piloto: o primeiro vídeo que você produzir sempre será o piloto, mas isso não significa que ele não deva ser publicado. Se possuir uma qualidade editorial e profissional adequada, peça sugestões dos usuários de como você pode melhorar sua mini série nos próximos vídeos.
7. Crie uma opção de áudio: como hoje em dia muitos não possuem tempo sobrando, deixe a opção do usuário baixar o vídeo em formato mp3, somente com o áudio, pois isso aumenta as chances de seu conteúdo ser divulgado e amplificado.
8. Crie a opção de download: obviamente, como tudo na web 2.0, a opção de download deve existir desde o começo. Coloque versões mais pesadas e mais simples, em torno de 3 vias. Desse modo, o usuário poderá escolher o tipo de qualidade em relação à sua banda larga (ou discada).
9. Incentive o compartilhamento: deixe exposto as opções de compartilhamento, pois isos estimula que os usuários coloquem seu conteúdo no YouTube, Facebook, Orkut e, principalmente, no Twitter. Compartilhar é preciso, e sua mini série depende disso.
10. Estabeleça um canal de pautas: deixe claro para seu público que ele pode mensurar e escolher os assuntos a serem debatidos nos próximos capítulos. Demonstre ao usuário o poder que ele possui na hora de elaborar todo o conteúdo do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens em fazer site com a Carlosites Networks

Sua empresa tem site?

Um exemplo de modelo de negócios extremamente inovador