5 passos para aumentar a taxa de conversão do seu site

Você sebe o que é taxa de conversão?
“Conversão” é uma palavra-chave do marketing online e o objetivo principal de todo website comercial. Basicamente, uma “conversão” refere-se ao momento em que um visitante do seu site faz o que você gostaria que todo visitante fizesse. Por exemplo, em sites de e-commerce, você obtém uma conversão quando o visitante finaliza a compra de um produto. Caso o seu site não seja de e-commerce, uma conversão acontecerá quando um visitante fizer o que vocẽ espera dele, por exemplo, registrar-se para usar os serviços do seu site, assinar sua newsletter, responder a uma enquete, comentar os seus artigos ou enviar uma mensagem através do formulário de contato.

É claro que nem toda pessoa que visitar o seu site será “convertida”. Os motivos para isso serão tão variados quantas forem as pessoas que visitarem seu site. No caso de sites de comércio eletrônico, você pode receber visitas de pessoas que querem apenas avaliar suas ofertas, sem nenhuma intenção imediata de comprar. Outras pessoas podem ter a intenção de comprar imediatamente mas desejam antes pesquisar preços em várias lojas antes de tomar uma decisão.

Enfim, a realidade dos sites de e-commerce não é diferente, nesse aspecto, das lojas físicas que você encontra nas ruas e shoppings. Toda loja sempre verá alguns clientes entrando pela porta e saindo sem comprar nada.
Sendo assim, torna-se vital em qualquer estratégia de varejo o controle da taxa de conversão, isto é, do número porcentual de pessoas que realmente compram alguma coisa em relação ao total de pessoas que entram na loja.

5 passos para aumentar a sua Taxa de Conversão:

1 – Use técnicas de marketing que estimulem o impulso de compra. Esse trabalho inclui a gestão diária do mix de produtos, ofertas especiais, pacotes promocionais, descontos relâmpago, sorteios, concursos, prêmios, brindes, cupons de desconto, entre muitos outros.

2 – Otimize a experiência dentro do site para facilitar a decisão de compra Certifique-se de que seu website tem um design otimizado para o usuário, com destaque para todas as informações importantes em cada contexto. Assegure-se de que as páginas do seu site carreguem rápido e apresentem informações fáceis de achar, tarefas fáceis de cumprir. Enfim, assegure-se de que todo o site esteja funcionando sem erros.

3 – Facilite a conclusão da compra. Um aspecto importante é a disponibilidade dos meios de pagamento preferidos pelos clientes. Poucas coisas podem ser tão frustrantes quanto ser obrigado a desistir de uma compra porque a loja não aceita o seu cartão de crédito!

4 – Dê ao visitante a segurança de que fez uma boa compra: Seu website precisa transmitir ao consumidor a confiança de que ele se encontra em um ambiente seguro, que respeita a privacidade de seus dados e seja capaz de resistir ao avanço de hackers. Sua loja online precisa também transmitir a confiança na solidez e na honestidade da empresa por trás do site, garantindo a satisfação do cliente com produtos de boa qualidade e assumindo a responsabilidade por defeitos ou erros cometidos no processamento dos pedidos.

5 – Estabeleça um relacionamento com seus visitantes. Você precisa reforçar a boa impressão causada pela experiência de comprar em sua loja. Incentive o visitante convertido a manter-se em contato, assinando seus feeds e suas newsletters. Estimule-o a ler o seu blog e a acompanhar sua empresa nas redes sociais. Surpreenda-o com ofertas especiais para clientes assíduos, ofereça vantagens por sua preferência e conquiste sua fidelidade. Convide-o a apresentar sua loja e recomendar seus produtos aos amigos e conhecidos.

Todas as empresas de e-commerce que seguem esses 5 passos experimentam taxas de conversão muito superiores às apresentadas no gráfico deste artigo, enquanto as demais limitam-se a sonhar com o dia em que chegarão a 1%. A escolha é sua!

Fonte: gessicahellmann.com
Obrigado pela atenção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens em fazer site com a Carlosites Networks

Sua empresa tem site?

Um exemplo de modelo de negócios extremamente inovador