As etiquetas de produtos de sua loja estão corretas?


Quais informações devem ter na etiqueta de produto? Esta é uma pergunta muito comum a todos os lojistas. O primeiro passo é entender o que a lei nos exige.

Segundo o CDC o artigo 31 diz:
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Além disto temos a lei 10962 que foi decretada em 2004 e que regula as condições de oferta e afixação de preços de bens e serviços para o consumidor. Esta lei foi regulamentada pelo decreto 5.903 e dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços, previstas na Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Ou seja…
Você lojista portanto deve exigir que seu fornecedor apresente etiquetas com:

* Características do produto
* Composição
* Qualidade
* Origem (incuindo CNPJ)
* Riscos à saúde e segurança
* Prazo de validade
* Complemente na sua loja com as seguintes informações:

Preço
Garantia (sistema de troca)
Não deixe seu cliente perdido

Desta forma você atenderá melhor seus clientes e reduzira o número de trocas. Fale com seu contador e verifique os detalhes de todas as legislações (municipal, estadual e nacional) e assim ficará preparado para qualquer fiscalização.

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