Você considera seu fornecedor um parceiro?

Nestes anos de trabalho lidando diretamente com  fornecedores e até mesmo com alguns clientes na Lumatec onde sou responsável pela área de compras, percebi algumas atitudes antiéticas chegando a serrem desrespeitosa entre cliente e fornecedor, que nos dias de hoje é extremamente prejudicial ao desenvolvimento e lucratividade de ambas em um mercado cada vez mais competitivo.

Quando digo respeito ao fornecedor isso vai muito além de trata-lo com educação, ética e transparência. Devemos ter em mente que não existe mais "fornecedor" temos que considera-los parceiros onde devemos respeitar os valores da empresa, seus colaboradores, suas politicas internas, diretrizes decisões e etc...

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União e parceria entre clientes e fornecedores é essencial para andar a frente da concorrência

Alguns compradores imagina que o fornecedor é apenas uma empresa que tem que fazer o produto ou serviço que ele deseja com a máxima qualidade, velocidade e menor preço. Até ai tudo bem, porém, algumas empresas não trata este fornecedor como parceiro, tratam como executores de um projeto ou produto, onde ele quer o produto e que o fornecedor que "se vire" pra fazer. 
Já presencie casos onde o cliente parece enxergar um fornecedor como seu maior inimigo em um pequeno erro ou atraso condena o fornecedor agindo com falta de educação sem querer ao mesmo ouvir o motivo que provocou tal problema.

Este tipo de atitude por parte de algumas grandes empresas que estão ainda vivas no mercado por pouco tempo mancha a imagem dela mesma, faz com que determinados fornecedores se afastem da, pois, ninguém quer ser "humilhado" frequentemente.

Precisamos ter em mente que fornecedor além de parceiro é um braço da minha própria empresa, onde tem pessoas trabalhando para fornecer produtos ou serviços que vai ser adquirido e utilizado em minha empresa pelos meus colaboradores, depois ser vendido gerando lucro e empregos para ambas.

**Vamos refletir um pouco sobre algumas questões abaixo.

Porque não tratar bem meu fornecedor? 
É simples ele faz parte da minha empresa, sem ele não tem produto final, não tem faturamento resumindo não tem lucro.

Porque não procurar saber as razões dos problemas que a empresa teve que acarretou um atraso ou uma peça não conforme? 
Se houve atrasos ou não conformidades houve prejuízo, meu fornecedor pode fechar as portas e poderei ficar sem produtos, gasterei tempo e dinheiro pra desenvolver outro fornecedor.

Porque não ir até meu cliente com uma equipe técnica para ajudar a identificar possíveis erros de processo, sugerir melhorias? 
Se você consegue melhorias para seu fornecedor ele vai lucrar mais, vai ficar motivado, produzirá mais e melhor, no futuro ao invés de lhe pedir um reajuste ele conseguira segurar o preço pra você ou quem sabe te dar um desconto.

Porque não conhecer os colaboradores do meu fornecedor?
Faça uma visita com na fabrica de seu fornecedor mostre às pessoas da linha de produção que o produto que ele está fabricando vai ser transformado em um grande produto posteriormente, onde a execução correta do processo irá gerar mais ganhos e trabalho para dezenas de outras pessoas.

A empresa que leva este conceito de respeito e apoio total a seus fornecedores anda na frente das demais, pois consegue um trabalho em conjunto, maior sinergia, consegue melhorias em seus produtos, reduzem custos, e com isso ganham mais mercado.

Concluindo comprador que se diz comprador deve considerar seus fornecedores como um grande parceiro uma verdadeira extensão de sua empresa, tratando o mesmo com respeito e sempre pronto a ajudar com melhorias, dicas e discutindo novas ideias sempre agindo com ética e transparência.
Por Fabio Henrique

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